Entrevista
Nome Completo: Rogério Tavares de Oliveira
Idade: 41 anos
Cidade: Pedro Leopoldo
Formação:Psicologia e Especialização em turismo e desenvolvimento sustentável-UFMG
Atuação: Gerente do PE Sumidouro - IEF
1) O que impulsionou a criação e execução do Parque Estadual do Sumidouro?
A mudança dos voos para Confins e a política de desenvolvimento do Vetor Norte metropolitano de Belo Horizonte.
O parque insere-se dentro de um programa denominado Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Norte e dentro de um circuito turístico, cultural, natural e científico denominado Rota das Grutas de Lund.
Localizado a cerca de 45 Km da capital e 18 Km do Aeroporto Internacional o parque traz oportunidades de investimentos em serviços de apoio ao visitante quanto serviços em que o mesmo pode desfrutar á partir da vivência e estadia pela região. Outro ponto é que uma área com gerência estadual no município pode trazer facilidades de acesso e melhoria de serviços relacionados á educação, saúde, segurança, transporte público, melhoria dos acessos, saneamento básico, oportunidades de postos de trabalho e geração de renda. O turista também se utiliza destes serviços.
O Parque Estadual do Sumidouro foi incluído junto com outras sete unidades de conservação de Minas Gerais no projeto “Parques da COPA 2014” . Investimentos continuarão sendo realizados para dotar o parque de opções ao visitante. Em relação a Fidalgo, tal iniciativa é super bem vinda, porém precedida de um plano de negócios e um estudo de viabilidade ambiental. Existe uma proposta de se utilizar alguma sedes de fazendas no parque para serviços de hospedagens, mas são poucas e com restrição em relação a uma capacidade maior de leitos. Como não temos estrutura seria muito pertinente oportunizar a iniciativa.
Como disse, tal iniciativa é super bem vinda, porém precedida de um plano de negócios e um estudo de viabilidade ambiental e muito treinamento buscando priorizar a mão de obra local, ainda sem maior experiência com a atividade do turismo.
Foi apontada no plano de manejo a necessidade de efetuar um plano de negócios para se avaliar através de estudos a perspectiva de concessão de espaços e serviços dentro do parque. Estamos aguardando desdobramento desta ação a cargo dos dirigentes dos órgãos governamentais envolvidos no processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário