segunda-feira, 30 de maio de 2011

2010 deverá ser bom para o Turismo

Imagem positiva do Brasil no exterior, expectativa de bom desempenho do país e recuperação econômica internacional conferem otimismo a nove segmentos do setor, revela pesquisa.
02/03/2010

Os empresários de Turismo estão otimistas em relação ao setor, para 2010. É o que indica a 6ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Ao contrário do ano passado, quando o cenário de crise amedrontava, desta vez os empresários apostam no aumento do faturamento e dizem que vão investir e contratar mais. Foram ouvidas as 80 principais empresas de turismo do país, de nove segmentos diferentes, que respondem por um faturamento de R$ 35 bilhões e empregam cerca de 85 mil profissionais em todos os estados brasileiros.
A expectativa de expansão dos negócios no setor turístico em 2010 é resultado da convicção, por parte dos empresários e executivos, do crescimento da economia brasileira neste ano – em menor escala, a recuperação da economia internacional também contribui para o otimismo dos entrevistados.
No resultado consolidado (comparativamente a 2009) a expectativa do setor turístico é de um aumento de 14,6% no faturamento para 2010. Os ramos que esperam mais elevadas ampliações do faturamento são o de feiras, locadoras de automóveis, operadoras de turismo, transporte aéreo e turismo receptivo.
No quesito postos de trabalho, o turismo receptivo e meios de hospedagem são os setores que mais devem contratar em 2010: 11% e 7,8%, respectivamente. A variação ficou em 4,9% no resultado consolidado entre os nove ramos pesquisados.

Em 2009 – Para 26% do mercado consultado, o faturamento cresceu no ano passado. Para 49% o ano foi de estabilidade e para 25% houve declínio em relação a 2008. Este resultado pode ser considerado satisfatório, levando-se em conta que o ano de 2008 já havia sido muito positivo para o setor, ao menos até setembro, quando houve a eclosão da crise financeira internacional.
Todos os empresários do ramo de eventos consultados indicaram crescimento de seus negócios, com expansão média de 30% no faturamento. Entre os entrevistados do segmento de feiras, 80% indicaram aumento de, em média, 10%, sendo estes dois segmentos os que tiveram melhores resultados em 2009, em comparação com 2008. Para os operadores de turismo, os resultados também foram significativos. Entre os entrevistados, houve um incremento de 12,3% no faturamento. A imagem positiva do Brasil no exterior foi o principal fator apontado como responsável pelo aumento do faturamento dessas empresas.
Sobre a Pacet - A pesquisa é anual, monitora o desempenho da atividade turística e apresenta resultados e expectativas de crescimento do setor no país. Ela reflete a opinião dos entrevistados sobre o momento atual dos negócios: faturamento, investimentos, preços, custos, postos de trabalho e situação dos negócios administrados, além de fazer projeções para 2010.
Os nove segmentos da atividade turística ouvidos foram: agências de viagem, eventos, feiras, locadoras de automóveis, meios de hospedagem, operadoras de turismo, transporte aéreo, transporte rodoviário e turismo receptivo. As respostas foram coletadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2010.


2 comentários:

  1. O Brasil está passando uma imagem de um país forte economicamente, principalmente depois da crise financeira de 2008. Esse novo status nos fez resplandecer no exterior, contribuindo e muito para o interesse turísticos nas nossas vastas terras repletas de belezas naturais.
    O Brasil, até para os americanos, mais especificamente por palavras ditas por Obama, é um exemplo a ser seguido de democracia e economia. Tendo em vista esta melhora de qualificação pelos olhares gringos, o Brasil cresce no turismo e tenta se modelar para atender os mais exigentes turistas.

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  2. Mas como incorporar esta notícia à argumentação de sua monografia? Qual a relação com sua solução arquitetônico-urbanística para o TFG?

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