Especialistas da Organização Mundial de Turismo – OMT - divulgaram nesta segunda-feira (27), em Belo Horizonte, o projeto piloto que será implantado em Cordisburgo, com possibilidade de ser replicado nos municípios de Sete Lagoas e Lagoa Santa. Estes municípios integram o Projeto Rota Lund e abrigam importantes grutas, Maquiné, Reio do Mato e Lapinha, respectivamente. A iniciativa integra o Programa Voluntários da OMT em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo. Um dos resultados esperados é aumentar o fluxo de turistas na região.
Foi proposto para o município de Cordisburgo um projeto que inclui capacitação, nova sinalização, além de contemplar a valorização da produção artesanal local. A pesquisa identificou locais destinados à produção de artesanato com produtos diversificados como doces, bordados, cerâmicas e cachaças.
As sinalizações de orientação urbana e turística também foram propostas para o município. A ideia é implantar placas em pontos estratégicos - saídas de Belo Horizonte e Sete Lagoas, vias de acesso ao município, BR 040 e MG 10, e no entorno da cidade - para que o turista visite o local sem dificuldades.
Também foi proposto um trabalho de fortalecimento institucional com a criação de um modelo de gestão com inserção do poder público, a comunidade e a iniciativa privada.
Apresentação dos resultados parciais do Programa Voluntários da OMT
Crédito - Lucia Sebe
Demanda e oferta turística
De 08 a 26 de setembro, os voluntários, realizaram levantamento da oferta turística pesquisas de demanda atual e potencial, entrevistas com a comunidade e órgãos oficiais nas cidades em Cordisburgo, Sete Lagoas, Lagoa Santa e Belo Horizonte. Com base nos resultados das visitas técnicas será elaborado um plano estratégico de desenvolvimento turístico para o Circuito das Grutas.
O estudo identificou que a região é uma oferta complementar às cidades históricas mineiras e que as grutas são uma boa alternativa às segundas-feiras, quando, por exemplo, os museus estão fechados.
O perfil do turista é bem variado. São estudantes, pessoas interessadas em ecoturismo, visitantes de final de semana, usam carro ou ônibus para chegar ao destino, onde permanecem entre 5 a 11 dias, com escolaridade que vai do ensino médio a pós-graduação, mas todos tem um interesse em comum: as grutas.
Programa Voluntários
O Programa Voluntários da OMT teve início em 2006 e tem a finalidade de promover o turismo como instrumento de desenvolvimento por meio da educação e formação de profissionais voluntários para apoiar os Estados membros da OMT.
“Com muita vontade e determinação, todos colaboraram para o desenvolvimento de ações que deixarão um legado sem precedentes em uma região rica em história, cultura e ciência. Esta é uma oportunidade única para que a Rota Lund seja transformada em um produto turístico singular”, afirmou a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.
Iniciativa pioneira do Brasil, o Programa Voluntários da OMT contou com a assessoria de profissionais das áreas de turismo, marketing, arquitetura e administração da Espanha, França, Andorra e Reino Unido, além de estudantes de turismo, direito e arquitetura da PUC Minas.
“O resultado será fundamental para direcionar o desenvolvimento do turismo na Rota Lund, a credibilidade é ainda maior por ser um estudo ‘in loco’, retratando a realidade do destino” avalia o presidente da Associação dos Circuitos turísticos das Grutas, Magno Marques. Posição reforçada pelo coordenador do Programa Voluntários da OMT, Luca Mannocchi: “As pesquisas retratam as reais necessidades e expectativas da população no âmbito do turismo”.
A elaboração do plano de desenvolvimento das regiões que abrangem a Rota Lund também está sendo subsidiada por pesquisas realizadas pelos especialistas da OMT em atrativos espalhados pelo mundo que apresentam traços comuns aos monumentos naturais mineiros. Das atividades desenvolvidas na caverna das Maravilhas, na Espanha, e nas Grutas de Aggtelek, na Hungria e da Moeda, em Portugal, serão extraídas experiências positivas que podem ser aplicadas em Minas Gerais. Também foram realizados estudos na França, no México, na Áustria e na Hungria.
Rota Lund
Roteiro turístico que inclui o Museu de Ciências Naturais da PUC, o Parque Estadual do Sumidouro e as grutas de Maquiné, da Lapinha e do Rei do Mato. Todos os atrativos turísticos do projeto estão, no máximo, a 120 km de Belo Horizonte.
O projeto integra vários órgãos governamentais estaduais e municipais, de caráter educativo e científico, busca o desenvolvimento do turismo com sustentabilidade. Para implantação da rota estão sendo construídos centros receptivos nas três grutas, que já receberam moderna iluminação, com tecnologia LED. Outro marco da Rota, o Parque Estadual do Sumidouro recebeu, em junho, as obras de infraestrutura e conta com Centro de Visitantes.
A rota Lund que será implantado em Cordisburgo, poderá também ser implantada nas cidades de Sete Lagoas e Lagoa Santa divulgando importantes grutas e atraindo os turistas.
ResponderExcluirO projeto visa implementar sinalizações urbana e turística e também realçar o artesanato local, buscando o turismo com sustentabilidade.
O parque Estadual do Sumidouro que faz parte da Rota Lund, recebeu obras de infraestrutura e está cada vez mais preparado para receber os visitantes.
Mas como incorporar esta notícia à argumentação de sua monografia? Qual a relação com sua solução arquitetônico-urbanística para o TFG?
ResponderExcluir