quarta-feira, 30 de março de 2011

Turismo rural é oportunidade para negócios no interior de Minas Gerais

Projeto da Emater mobiliza moradores de comunidade rural do município de Carangola

O potencial turístico do município de Carangola, na Zona da Mata de Minas Gerais, está mobilizando moradores da comunidade rural de Conceição. O turismo rural é visto como uma oportunidade para realizar bons negócios, atraindo a atenção de visitantes interessados em conhecer a natureza e a comprar os produtos locais.

Por meio do projeto Caminhe pela Vida, idealizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), um grupo de mulheres da localidade vem organizando, há dois anos, caminhadas mensais para grupos de turistas.

Os passeios são programados para ocorrer duas vezes a cada mês, geralmente aos domingos. As caminhadas começam pela manhã e terminam à tarde. Em média, cada grupo de caminhantes é formado por 12 a 15 pessoas. É cobrada uma taxa única, de R$ 15, que inclui café da manhã, almoço e remuneração do condutor.

Hoje, a comunidade de Conceição conta com 12 circuitos, todos passando por lavouras de café, matas, trilhas e estradas. Além de os moradores contarem com a renda do fornecimento do café da manhã e do almoço aos visitantes, também têm a oportunidade de vender produtos como doces, queijos e objetos do artesanato local. A escolha das casas que oferecem as refeições é feita de acordo com a distância de cada circuito percorrido.

Para incrementar o turismo na região, a Emater-MG local planeja capacitar pessoas envolvidas na atividade. A empresa vai ensinar como processar alimentos, utilizando boas práticas de fabricação.

AGÊNCIA MINAS

2 comentários:

  1. Com a ajuda da Emater-MG passeios turísticos na região de Carangola-MG tem promovido oportunidades para desenvolvimento de negócios na região na medida em que as pessoas passam a ter contato com a setor rural (produção de alimentos, lavouras, criações, artesanato) e criar demanda para visitação e aumento do crescimento econômico da região.

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  2. ok, mas vamos aprofundar mais os comentários.

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